Brusque é contemplada com mais de 300
Santa Catarina conta com a parceria do ministério da Saúde para a realização do mutirão de cirurgias eletivas. No estado, o anúncio foi feito na segunda-feira (3) e que os investimentos serão na ordem de R$ 18 milhões. Em Brusque, de acordo com Luis Fernando Sani, secretário municipal de Saúde, o município foi contemplado com 337 cirurgias nas áreas específicas de oftalmologia, com cirurgias de cataratas, ortopedia, cirurgias gerais que engloba hérnia, vesícula, urologia, cirurgias de próstata, otorrinolaringologia, cirurgias de amídalas, adenóide, vascular e cirurgias de varizes.
A distribuição de cirurgias para o mutirão ficou em 156 para cataratas e 181 divididas entre ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, e vascular. Sani destacou que dentro do sistema de mutirão é fundamental que os valores que estarão sendo repassados aos municípios sejam pactuados com os hospitais. Nesta quinta-feira (6), o secretário, acompanhado com demais membros de sua equipe, estará em Blumenau para tratar sobre a adesão dos hospitais que já são parceiros da prefeitural, se aceitam, ou não, os valores pagos pelo ministério da Saúde.
Segundo dados da secretaria de Saúde em Brusque, fora do sistema de mutirão, no período de janeiro até agosto deste ano foram feitas 1.194 cirurgias eletivas. No Hospital de Dom Joaquim, foram feitas 915 cirurgias, 102 no Azambuja e no 177 Evangélico. Em relação às cirurgias de urgência, segundo Sani, são realizadas mensalmente algo em torno de 300.